Quando contamos as bênçãos recebidas é uma das maneiras de agradecer e abrir a porta para o milagre acontecer em nossa vida, de expressar a nossa gratidão por tudo que o Senhor tem feito por nós – “grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres.” (Sl 123.3).

A Palavra de Deus nos mostra que devemos ser gratos pelo favor recebido. Quando Davi trouxe a Arca de volta à tenda, orientou o povo a não esquecer aquele feito de Deus: “Lembrai-vos das maravilhas que tem feito, de seus prodígios, e dos juízos da sua boca” (ICr 16.12). Nossa vida deve ser um louvor a Deus. Pelo simples fato de estarmos vivos, tendo a possibilidade de servir ao Senhor, já é uma grande benção de Deus para nós.

Lembremo-nos de que, quando estamos conscientes das bênçãos recebidas, e somos gratos a Deus por elas, vamos atrair mais bênçãos para nós. Quando pensamos no que estamos sendo gratos, abrimos nossa mente para uma perspectiva para que boas coisas nos aconteçam. A gratidão é a maior demonstração de reconhecimento  por um benefício recebido.

A verdadeira gratidão que honra a Deus não é traduzida apenas em palavras, ela envolve compromisso de obediência a Ele e à Sua Palavra.